Manter a piscina limpa evita doenças

Com os produtos certos é possível ter uma piscina limpa e livre de doenças

O verão está chegando com suas altas temperaturas. Uma ótima alternativa de fugir do calor é tomar um banho de piscina para refrescar! Seja em casa, no clube ou em hotéis fique atento à qualidade da água, uma piscina sem os devidos cuidados pode causar doenças e provocar alergias.

DOENÇAS

Quando a água não recebe o tratamento adequado, pode ocorrer a proliferação de micro-organismos e algas. E ainda o surgimento de substâncias tóxicas, surgidos da combinação do cloro com compostos químicos presentes em protetores solares, loções e cremes de cabelo. Esses compostos são causadores de micoses, conjuntivite, otite, sarna, verminoses, disenteria e infecções de pele. Sem contar que a piscina pode vir a se tornar um criadouro do mosquito da dengue. Por isso, é preciso ficar atento a limpeza e manutenção, que além de manter os usuários saudáveis, ajuda na conservação e durabilidade do seu aparelho.

LIMPEZA

A limpeza diária pode ser feita pelo proprietário sem grandes complicações. Basta apenar ter a disposição os materiais apropriados, como cabo telescópio, peneira, filtro, skimmer e escova. Os produtos que não podem faltar são cloros, clarificantes, reguladores de ph e algicidas. Caso a água esteja muito contaminada será preciso contratar um profissional ou fazer uso de compostos mais forte, como algicidas de choque por exemplo.

Confira abaixo os 4 erros mais comuns na hora de higienizar piscinas:

  • Misturar produtos químicos diferentes: Nunca misture produtos químicos diferentes. Existem compostos que são incompatíveis e que caso entrem em contato podem produzir reações químicas perigosas. Como o hipoclorito de cálcio com dicloro ou tricloro, que são usados na limpeza da água.
  • Não higienizar as bordas da piscina: A higienização das bordas é parte importante para manter o nível de qualidade da água. Retirar a sujeira das paredes do fundo com frequência ajuda a eliminar problemas de calcificação.
  • Ignorar os valores da alcalinidade e do ácido cianúrico: A manutenção de ph é fundamental para manter a qualidade, por isso é fundamental fazer o uso de reguladores. A Alcalinidade na medida certa diminui o ressecamento da pele e do cabelo dos usuários.
  • Não realizar a manutenção das motobombas e dos filtros: A motobomba é imprescindível para a limpeza, é ela que controla a circulação de água dentro da piscina e auxilia na filtragem da mesma.

Quer saber mais a respeito de outras maneiras de cuidar da sua piscina? Entre em contato com a Aqulife!

Recommended Posts